Como Ajudar amigas Sofrendo Abuso

violencia contra mulher.jpeg

O "abuso", seja através de violência física ou de tortura psicológica, não é apenas um problema da vítima, mas também dos amigos e parentes dela. Poucas vítimas de abuso falam abertamente sobre o assunto, mas não permita que isso o isente de sua responsabilidade. Como parente ou amigo de uma mulher que você suspeita estar sendo abusada, você pode fazer a diferença não só entre a felicidade ou infelicidade dela, mas até mesmo na preservação de sua sanidade e integridade física.

Recomendações dos especialistas na área. 

• Aborde o assunto sem que a vítima sinta-se envergonhada. Diga que você se importa e que compreende que a situação é difícil, mas que está preocupada e gostaria de ajudar.

• Ofereça para ouvir e prometa que não irá julgar. Não importa o que ela te conte, não diga: “Como você pode aguentar isso?”, “Como você pode amar esse idiota?” ou “Por que você não se separa?”

• Diga à vítima que você sabe que não é culpa dela.

• Diga que você acredita nela.

• Ajude-a a compreender tudo o que consta no artigo identificando se seu parceiro é violento ou abusivo e o que pode acontecer se ela permanecer na situação.

• Ajude-a sem por em risco a sua própria segurança. Se for o caso, ofereça para conseguir ajuda legal.

• Seja paciente e deixe que a vítima de abuso ou violência digira o que você explicou. Não espere que a reação dela seja, “Ok, vou deixar meu parceiro amanhã.” Mas não desista. Não tomar uma decisão imediatamente – por mais urgente que o problema pareça –  não significa que a vítima não deseje sair da situação, ou que não queira a sua ajuda. Ela está apenas confusa e assustada.

• Leve-a pra conversar com um grupo de apoio às vítimas de violência doméstica. Descubra o que pode ser feito legalmente em sua cidade.

• Se a vítima for alguém muito próximo de você (filha, irmã, melhor amiga), procure o seu próprio suporte para melhor ajudá-la. Seja apoio emocional, informação ou infraestrutura. Muitas vezes, se você acolher sua amiga ou parente, por exemplo, sua porta será a primeira em que o parceiro violento dela irá bater. Ajude-a a encontrar um local seguro e discreto pra ficar.

• Seja discreta. Não discuta o assunto com muitas pessoas, a fim de diminuir as chances de que o parceiro violento descubra onde sua amiga ou parente está.

 Para maiores informações, leia o artigo Como Fazer um Plano seguro para Abandonar um Parceiro Violento. 

Anterior
Anterior

Interessada em Namoro, Sexo e Casamento?