Bagagem pode ser uma linha de pensamento errada, como a noção de que você é inútil ou, incapaz de fazer qualquer diferença em seus círculos sociais ou profissionais. Pode ser um mau hábito ou um relacionamento obsessivo, praticamente impossível de sair. Pode ser um divórcio difícil que abalou sua auto-estima ou a morte de um ente querido. Sua bagagem é algo que o impede de ser o melhor de si e de viver a melhor vida possível. Portanto, superar problemas e investir am auto-melhoraria é um processo de fé. A fé de que saindo da familiar zona de conforto e deixando aquela "coisa" ou aquele "alguém" para trás, seremos mais felizes. Mesmo quando por "alguém", queremos dizer nosso antigo eu.
Normalmente, tomar decisões que mudem nossas vidas é um processo difícil. Os exemplos acima incluem hábitos de longa data ou pessoas que, boas ou más, mortas ou vivas, ainda estão profundamente enraizadas em nossos corações. Nossas mãos alcançam nossos prazeres instantâneos, comemos a comida que aumenta nossos níveis de colesterol e ligamos para o amante de quem devemos ficar longe. Para se tornar o melhor de si, você precisa ter grande convicção de que seu novo plano é melhor para você do que seus antigos desejos.
Tente o seguinte:
Reserve um tempo para sentar num lugar que ninguém irá interromper seu processo, e comece a fazer seu novo plano de vida.
Anote numa folha de papel, ou para maior privacidade, no bloco de notas do seu computador ou celular. Idéias soltas no vento serão esquecidas.
Primeiramente escreva o que mais gosta sobre você: inclua atributos físicos e do seu caráter e personalidade.
Depois escreva o que gostaria de mudar:
Em você, incluindo corpo, mente, personalidade e atitude.
No seu estilo de vida: companhias, hábitos, vícios, trabalho, etc...
Analise o que escreveu e anote o que você acha que são seus maiores problemas e obstáculos para obter suas metas.
Essas coisas ou pessoas deverão ser analisadas também e separadas em obstáculos positivos e negativos. Por exemplo: um filho pequeno pode te impedir temporariamente de viajar a trabalho, ou freqüentar a academia, mas a criança lhe traz felicidade e é um obstáculo positivo. Já um vício em açúcar que ameaça sua saúde, ou um namorado ciumento que faz cenas em público são obstáculos negativos.
Antes de começar seu aprimoramento, você precisa se livrar, ou ao menos minimizar, sua lista de obstáculos negativos. Liste todos eles.
Agora pense em cada um dos seus atuais obstáculos, vícios e pessoas tóxicas em sua vida e siga o caminho deles até o fim. Veja o obstáculo número e como ele atrapalha a sua vida agora. Imagine se você não fizer nada para alterá-lo, quanto dano ele lhe causará em: Um ano. Cinco anos. E então, se imagine em seu leito de morte, vendo sua vida em retrospectiva. Quanto aquela coisa, situação ou pessoa o impediu de ser mais feliz, saudável e realizado? Anote.
Repita este exercício para todos os obstáculos negativos e deixe as partes mal exploradas do seu cérebro trabalharem ao seu favor. Tenha a coragem de percorrer esse árduo caminho emocional, com sua mente segurando sua mão. Todos nós possuímos um lado nosso que pode ser nosso melhor amigo. Que em vez de destrutivo e fraco, é determinado e protetor. Aprenda a evocá-lo quando estiver fraco ou confuso.
Nos rendemos a elementos negativos por falta de conexão com esse lado nosso que está lá para nos ajudar. Tudo o que precisamos e exercitar essas reflexões e praticar esses exercícios de auto-conhecimento e superação até encontrá-lo. Quando você terminar essa jornada, terá clareza suficiente para ver o que não quer mais na sua vida.
O maior desafio é que alguns problemas como vícios e pessoas tóxicas são agridoces, perigosos e atraentes. Mas este é o primeiro passo para vê-los como realmente são, independentemente dos prazeres temporários que possam nos oferecer.
Olhe novamente para cada obstáculo negativo listado, dessa vez, com olhos puramente realistas. Esqueça da esperança e da necessidade de fuga que lhe fazem mantê-los, ou voltar para eles após um breve distanciamento. Lembre-se apenas dos resultados negativos que sua jornada emocional revelou.
Encerre seu exercício, escrevendo pelo menos uma forte emoção ou consequência negativa associada a cada um dos obstáculos. E a partir de agora, pense neles como sinônimos:
Por exemplo:
Medo de falar em reuniões de trabalho = Ficar de fora. Nao receber promoções. Nao saberem o que penso ou como posso contribuir.
Parceiro ciumento ou abusivo = Medo. Humilhações constantes. Isolamento.
Excesso de chocolate, refrigerantes, sobremesas= Baixa auto-estima. Sentir-me pouco atraente. Acne. Celulite. Roupas que gosto e não ficam bem em mim.
Este exercício pode ser doloroso, mas valerá a pena. Ao terminar, respire fundo, buscando serenidade e tentando livrar a mente do estresse emocional da análise. Pense na pessoa que você se tornará sem aquele peso. A pessoa que você se tornará se criar um novo estilo de vida.
Feche os olhos e faça uma jornada diferente agora. Sozinha, por um caminho fácil e bonito, onde você se sente absolutamente segura e confiante. Visualize a pessoa que você é lá. Ame essa pessoa e esse futuro como se já estivesse acontecendo.
Quanto melhor é a sua vida em casa? Sua carreira? Sua saúde? Crie detalhes.
Reserve um momento todos os dias quando estiver sozinho, no trajeto pro trabalho ou durante o banho, para recriar este exercício.
Se você quer perder peso, imagine-se dez quilos mais magra. Veja todos os detalhes do seu corpo que mudarão para melhor. Imagine o seu nível de saúde e energia melhorando. Imagine-se mais atlético, mais rápido, mais feliz, mais interessante e atraente. Imagine o seu novo guarda-roupa, todas as roupas que você será capaz de usar e ter uma aparência incrível.
Cultive esse relacionamento com seu novo eu. Pense nos detalhes de sua nova rotina e no tipo de pessoas com quem você irá interagir.Deixe essa mentalização se tornar seu novo hábito diário e será como adicionar tijolos à sua nova casa, e gradualmente, ela irá se erguer. Pode acabar sendo uma casa um pouco melhor que a atual, ou um castelo poderoso. Dependerá do seu empenho e convicção.
Desejar atingir uma meta ou mesmo escrevê-la no papel não cria a ação necessária para torná-la real. Mas ao longo dos séculos, em todas as culturas, emoções e fé mudaram o mundo. Use as emoções certas para guiá-la. Visualize seus objetivos e desfrute dos prazeres relacionados a essa história que você está contando a si mesmo sobre seu futuro brilhante.
Por enquanto, isso é apenas uma fantasia. Mas se você começar a aumentar suas ações enquanto tem tal fantasia, coisas novas começarão a acontecer na direção desejada. Isso não é pensamento positivo, é canalização estimulada. O desejo de alcançar seus objetivos se tornará mais forte do que sua tendência de deixar as coisas inacabadas, ou ceder aos maus hábitos e desejos.
Esse exercício pode ser feito para a vida pessoal ou profissional.
Desafios dos Indivíduos Sofrendo de Baixa Auto-Estima.
Alguém que se sente inseguro sobre sua aparência ou outras qualidades pessoais ou profissionais, pode achar difícil imaginar-se melhor no futuro e poderá ter problemas para alcançar seus objetivos usando esse método. Para estes, aqui está uma poderosa alternativa.
O que descobri após anos treinando e fotografando pessoas, foi que para os que acham difícil se imaginarem melhores, fotografias são grandes aliadas. Se imagens criadas em sua mente e associadas às emoções certas, já podem levá-la da mera disposição à ação, imagine a força que imagens impressas ou digitais podem nos trazer?
Através da empresa PictureCure, tive o prazer de fazer trabalho voluntário para sobreviventes do cancer e treinar outras centenas de mulheres de diferentes países, a usarem recursos audio-visuais, para estabelecer e atingir seus objetivos.Nesse processo de reinvenção, os indivíduos nos relatam seus objetivos e nós os ajudamos a criar ou aperfeiçoar sua nova identidade, e a capturá-la em fotos e vídeo.
Este é o método PictureCure de terapia fotográfica que usamos de maneira eficaz há mais de dez anos. Quando você se vê vestindo roupas diferentes, usando uma linguagem corporal melhor e, finalmente, dando uma entrevista sobre um assunto que te inspira, isso acende o fogo do auto-aperfeiçoamento dentro de você. Esses recursos visuais manterão sua autoestima num lugar mais alto e você começará a ver mais metas se tornarem realidade.
Da próxima vez que tiver medo de compartilhar idéias com seu chefe; sentir-se tentado a abandonar sua dieta ou a ligar para aquele namorado destrutivo, vai se lembrar daquela ótima versão de si mesma e adotará ações mais positivas.
Na maioria das vezes, desejamos um futuro melhor, mas não encontramos convicção para fazer mudanças substanciais. Queremos os resultados que imaginamos, mas nem os imaginamos com força e detalhes suficientes para nos vermos lá, vivendo aquela nova vida. Não é surpresa que não encontramos o poder de tornar nosso plano real.
Quando você chega neste ponto, onde ser o novo você é extremamente gratificante, os prazeres instantâneos, os medos e a estagnação não farão mais sentido.A execução de seu plano pessoal ou profissional se tornará viável, emocionante, e começara a mostrar resultados. Hoje é um ótimo dia pra recomeçar!