Aprenda novas habilidades para uma carreira alternativa.
Perdi a conta de quantos clientes admitiram odiar seus empregos. Se for o seu caso, não desanime. Aproveite esse tempo e planeje como criar uma carreira paralela que você ama. Inicialmente, pode não gerar dinheiro algum, mas se você fizer isso de forma consistente, definitivamente recarregará suas baterias e vai tornar seu emprego diário mais tolerável.
Liste o que você precisaria para ter a carreira dos seus sonhos e comece a fazer cursos on-line para aprender essas habilidades. Pratique-as. Aloque tempo diário (mesmo que apenas 30 minutos) para o que desperta o seu interesse.
Pode parecer apenas uma maneira de matar o tempo durante essa crise atual, mas se quando isso acabar, você tiver aprendido algumas habilidades na sua área de interesse, converse sobre isso com seus amigos e colegas. Eventualmente, você poderá trabalhar em período parcial nessa nova atividade; ou surpreendentemente, mesmo numa área diferente da sua empresa.
Nunca pare de aprender sobre sua paixão. Você aprenderá mais rápido do que qualquer outra coisa.
Crie ou melhore suas mídias sociais.
Planeje de antemão. Você não precisa de todos os tipos de mídia social. Escolha os mais usados em seu setor e torne-se excelente neles. Trabalhe intensamente para fazê-los funcionar agora e, em seguida, reserve um horário diário ou semanal para a manutenção. Seja realista sobre o que conseguirá acompanhar mais tarde para não perder engajamento com seus seguidores.
Atualize seus perfis online.
Há quanto tempo você atualizou seu perfil do LinkedIn? Sua foto é de três anos atrás? Atualmente, o LinkedIn é o seu currículo on-line e o melhor local para colocar todas essas habilidades e experiências extras que você acabou de listar. E não negligencie sua foto do perfil! Não use a foto de uma festa, pois mesmo que você esteja bem vestido, vai parecer que não leva seu trabalho a sério.
Se não puder contratar um fotógrafo, tire um foto com boa luz, e um bom fundo. Ou do lado de fora ou contra uma parede lisa. Sem distrações. Sem animais de estimação.
Nem pense num perfil de LinkedIn ou qualquer website profissional sem foto! Clientes e entrevistadores vão achar que tem algo errado com você.
Faça um plano de carreira para um ano e um para o longo prazo
Muitos de nós estão tão ocupados que simplesmente seguimos o fluxo, com sorte, mantendo um plano de um ano no horizonte. Para planejar mais, você pode começar fazendo um brainstorming (trocando idéias) sobre seus objetivos, sozinho ou com a família e os colegas.
Em seguida, descubra o que é realista, descrevendo as etapas necessárias para atingir cada marco. Digamos que em dois anos, você deseja obter um certo tipo de trabalho na sua empresa atual ou numa nova. Você precisará de algum diploma ou licença formal? Em caso afirmativo, você tem tempo e meios financeiros para começar a buscar essa educação nesse meio-tempo?
Avance para o próximo passo apenas quando o anterior parecer sólido. Lembre-se de que poucos objetivos com etapas claras são uma receita melhor para o sucesso.
Aprenda um novo idioma.
Há tanto material on-line gratuito, faça qualquer escolha exótica! Aprender uma língua estrangeira pode beneficiar seu desempenho profissional e pessoal. Novos clientes, amigos, namoro, facilitar a comunicação durante uma viagem ou simplesmente como uma ótima maneira de manter seu cérebro em níveis de alto desempenho.
A psicóloga Ellen Bialystok, da Universidade de York, em Toronto, conduziu uma pesquisa que descobriu que o cérebro de pessoas bilíngues funciona melhor e por mais tempo, mesmo depois de ser diagnosticado com Alzheimer.
Não perca os outros artigos da série 13 Maneiras de Usar a Quarentena do Corona para Melhorar sua Carreira e sua Vida Pessoal.